quarta-feira, 23 de março de 2011

Data, local e programação

CONGRESSO ESTADUAL DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL. ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO EM RISCO.

16 a 20 de maio de 2011 – IHGSE / 21 de maio de 2011 - MUHSE

PROGRAMA:

16/05 > Credenciamento
Abertura
(14-18h /Aracaju IHGSE):  Patrimônio em risco, memórias em perigo

            Profa. Dra. Sandra Pelegrini (PPH-UEM)
            Profa. Dra. Teresinha Oliva (IPHAN-SE)
Profa. Dra. Janaina Cardoso de Mello (NMS-UFS/GEMPS/PROARQ-UFS)
            Coordenação: Dr. Igor Washington (Diretor Memorial do Poder Judiciário)

17/05 > Mesa-Redonda

(18-22h/Aracaju IHGSE): O IPHAN e as ações de salvaguarda do patrimônio

            Lívia Moraes ( Historiadora - IPHAN-SE)
Juliano Loureiro de Carvalho (Arquiteto - IPHAN-SE)
Prof. Msc. Claudefranklin Monteiro Santos (DHI-UFS)
Coodenação: Prof. Msc. Anderson Pereira dos Santos (Faculdade Atlântico)

18/05 > Mesa-Redonda

(18-22h/Aracaju IHGSE): Patrimônio Arqueológico: riscos e salvaguarda

            Prof. Dr. Gilson Rambelli (NAR/PROARQ-UFS)
            Prof. Dr. Scott Allen (PPGARQ-UFPE)
            Prof. Ms. Daniel de Castro Bezerra (UNIT)
            Coord: Prof. Ms. Antonio Bittencourt Júnior (UNIT)

19/05 > Mesa-Redonda

(18-22h/Aracaju IHGSE): Educação Patrimonial, Web e uso de novas tecnologias

            Profa. Dra. Maria de Betania Brendle (NAU/PROARQ – UFS)
            Prof. Marcos Vinícius de Melo Anjos (Faculdade São Luis de França)
            Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard (DHI-UFS/PPGHC-UFRJ)
            Coordenação: Profa. Dra. Carla Furono Rimkus (NAU-UFS)
           
20/05 > Encerramento

(18-22h/Auditório IHGSE): A patrimonialização das diferenças

            Profa. Dra. Regina Abreu (PPGMS-UNIRIO/MHN-RJ)
            Profa. Msc. Verônica Maria Meneses Nunes (NMS-UFS/MUHSE)
            Profa. Dra. Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso (NMS-UFS/GEMPS)
            Coordenação: Profa. Sonia Maria de Azevedo Viana (Faculdade Pio X)

21/05: Comunicações (8-15h/ MUHSE)

Endereços:

IHGSE - Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (Congresso e banners)
Rua de Itabaianinha, 41 - Centro, Aracaju - Sergipe (em frente ao banco do Nordeste).

MUHSE - Museu do Homem Sergipano (Comunicações)
Rua de Estância, 228, Centro - Aracaju/Sergipe (rua da Rádio Ilha e da Faculdade Pio X).

Inscrição Ouvintes

Todos os inscritos como Ouvintes e/ou como Apresentadores de trabalho em banner ou comunicação oral devem enviar em arquivo word doc ou word doc.x com as informações abaixo junto com o comprovante de pagamento digitalizado para o e-mail: congresso.patrimonio@gmail.com


Inscrição: (   ) Ouvinte   (   ) apresentador de Trabalho  

Se apresentador de Trabalho: (   ) Banner    (    ) Comunicação oral

Nome:

Formação: Curso _____________  (    ) graduando   (    ) pós-graduando   (    ) profissional

Vínculo institucional:

Endereço:

Telefone:

E-mail:

* Em caso de graduando ou pós-graduando, deverá apresentar carteirinha estudantil ou declaração institucional com data de validade no credenciamento do evento.

Apresentação de trabalho (Comunicação)

* Comunicação oral

- Enviar até o dia 10 de abril a comprovação dos dados de pagamento, os dados de inscrição e um arquivo em word doc ou word doc.x (fonte arial tamanho 11; todas as margens 2 cm) com resumo padrão SBPC (sem imagens) contendo:

Área de formação: (ver abaixo)
Título:
Nome do apresentador:
E-mail:
Formação: graduado; graduando; especialista; mestrando; mestre; doutorando; doutor
Departamento/Núcleo:
Instituição:
Bolsista:
Grupo de Pesquisa CNPq:
Professor(a) Orientador (a):
E-mail:
Departamento/Núcleo:
Instituição:

Introdução: Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.1 parágrafo até 5 linhas.
Métodos: Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias; sujeitos participantes, documentos; equipamentos, ambientes; etc.). 1 parágrafo até 5 linhas.
Resultados e discussão: Descrição e discussão dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.1 parágrafo até 5 linhas.
Conclusões: Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa. 1 parágrado até 5 linhas.

Fonte de Financiamento:
Indicar: Trabalho de Iniciação Científica, Extensão ou Inovação Tecnológica

Palavras-chave: até 3 palavras.

********************************************************

Área de Formação:

1. Ciências Humanas - História; Arqueologia; Antropologia; Geografia; Filosofia; Ciência Política; Educação; Psicologia; Sociologia.
2. Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
3. Geociências - Paleontologia e Estratigrafia
4. Turismo e Hotelaria
5. Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano e Regional; Designer
6. Comunicação - Jornalismo
7. Documentação e Informação Científica - Biblioteconomia; Arquivística
8. Artes, Letras e Lingüística - Artes (Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas e Visuais, Cinema, Fotografia), Letras, Literatura, Lingüística, Semiótica
9. Relações Internacionais

Observação:

1. O limite máximo de apresentadores será de três pessoas por trabalho.

2. O trabalho completo para publicação em Anais do evento deverá ser enviado até dia 15 de abril. [entre 5 e 10 laudas, texto justificado, espaço 1,5, word doc ou word doc.x, margens superior 2, inferior e direita 2 cm, margem esquerda 3 cm, notas de final de texto, referência de citação (AUTOR, ano, página), citação com mais de 3 linhas recuadas 4cm,  e referências bibliográficas completas segundo as normas da ABNT).

2. Cada comunicação deverá ser apresentada em no máximo 15 minutos. Haverá data-show e PC disponível, devendo o apresentador trazer seu pendrive para transferência de arquivo.

Inscrição apresentação de trabalho (Banner)

* Banner:

- Enviar até o dia 10 de abril a comprovação dos dados de pagamento, os dados de inscrição e um arquivo em word doc ou word doc.x (fonte arial tamanho 10; todas as margens 1 cm) com resumo padrão SBPC (sem imagens) do banner contendo:

Área de formação: (ver abaixo)
Título:
Nome do apresentador:
E-mail:
Formação: graduado; graduando; especialista; mestrando; mestre; doutorando; doutor
Departamento/Núcleo:
Instituição:
Bolsista:
Grupo de Pesquisa CNPq:
Professor(a) Orientador (a):
E-mail:
Departamento/Núcleo:
Instituição:

Introdução: Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.1 parágrafo até 5 linhas.
Métodos: Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias; sujeitos participantes, documentos; equipamentos, ambientes; etc.). 1 parágrafo até 5 linhas.
Resultados e discussão: Descrição e discussão dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.1 parágrafo até 5 linhas.
Conclusões: Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa. 1 parágrado até 5 linhas.

Fonte de Financiamento:
Indicar: Trabalho de Iniciação Científica, Extensão ou Inovação Tecnológica

Palavras-chave: até 3 palavras.

********************************************************

Área de Formação:

1. Ciências Humanas - História; Arqueologia; Antropologia; Geografia; Filosofia; Ciência Política; Educação; Psicologia; Sociologia.
2. Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
3. Geociências - Paleontologia e Estratigrafia
4. Turismo e Hotelaria
5. Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano e Regional; Designer
6. Comunicação - Jornalismo
7. Documentação e Informação Científica - Biblioteconomia; Arquivística
8. Artes, Letras e Lingüística - Artes (Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas e Visuais, Cinema, Fotografia), Letras, Literatura, Lingüística, Semiótica
9. Relações Internacionais


Observação: 

1. O limite máximo de apresentadores é de três pessoas por banner, que devem ser nomeadas no resumo. Todos devem pagar a taxa de inscrição correspondente.

2. O banner deverá ser afixado no primeiro dia do evento e retirado no último. A organização do evento enviará por email o dia e o horário em que ao menos um dos apresentadores deverão estar presentes para explicar seu trabalho, sendo avaliado por comissão do evento. Esse processo irá garantir o certificado de apresentação.

3. O banner deverá ser confeccionado em lona ou papel fotográfico, tamanho: 1m de altura x 80 cm de largura, com dados institucionais, autoria, texto breve e imagens. 

Inscrições (procedimentos)

Podem se inscrever alunos do ensino médio e superior (graduação e pós-graduação), professores, funcionários de instituições culturais, pesquisadores independentes e interessados na área do patrimônio cultural.

Valores das taxas de inscrição por categoria:

* R$ 20,00 (alunos de ensino médio e graduação)

* R$ 25,00 (alunos de pós-graduação e profissionais)

As inscrições devem ser realizadas seguindo o procedimento abaixo:

1. Pagar a taxa de inscrição adequada á sua categoria (depósito bancário no caixa ou transferência - Não será aceito depósito em envelope) no banco: Caixa Econômica Federal. Imprimir comprovante.

2. Enviar email com dados de inscrição solicitados nesse blog, anexando arquivo com digitalização do comprovante de pagamento para: congresso.patrimonio@gmail.com

* Todas as inscrições realizadas de acordo com o procedimento acima receberão e-mail de confirmação pela organização do evento.

** Serão disponibilizadas 200 vagas para inscritos.

Cronograma de inscrição:

* 24 de março a  10 de abril: inscrição de apresentação de trabalho (comunicação oral e/ou banner)

* 24 de março a 24 de abril: inscrição de ouvintes. NÃO SERÃO REALIZADAS INSCRIÇÕES NO DIA DO EVENTO!!!

** O valor da taxa paga 1 vez já dá direito ao certificado de ouvinte e de apresentador de trabalho para quem também se inscrever nessa modalidade.


Apresentação do Evento



O Congresso Estadual de Memória e Patrimônio Cultural. Estratégias e ações para salvaguarda do patrimônio em risco trata-se de um congresso de natureza científica que no âmbito das questões culturais pertinentes à memória e ao patrimônio visa discutir a contemporaneidade dos impactos dos homens e da natureza sobre seus bens materiais e imateriais, buscando estratégias e ações para a salvaguarda de patrimônios sob risco iminente.
É um evento organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano - GEMPS/CNPq  do Núcleo de Museologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Laranjeiras em parceria com a 8a Superintendência do IPHAN - SE, com a Secretaria Estadual de Cultura de Sergipe (SeCult), o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) e o Museu do Homem Sergipano (MUHSE). Conta ainda com a parceria da UNIT, Faculdade Atlântico, Faculdade Pio X e Faculdade São Luiz de França.

Objetivos:
Geral:
* Refletir sobre o contexto contemporâneo de catástrofes climáticas e descaso de homens, mulheres e instâncias governamentais frente à perda do patrimônio cultural material e imaterial.
Específicos:
* Estabelecer um espaço de debates e promoção do conhecimento sobre estratégias e ações para salvaguarda do patrimônio.
* Formar agentes multiplicadores da consciência e educação patrimonial em Sergipe.
* Promover a visibilidade da memória social em sua diversidade.